BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

terça-feira, 28 de abril de 2009

Risotto Vieiras



Ingredientes:
250g de miolo de vieiras
1 alho,
1 colher de sopa de azeite extra virgem 0,4º de acidez
1 cebola nova
2 chávenas de arroz arbório ou carnarolli
1 molho salsa
1 colher de chá de flor de sal
Um familiar amigo de um pescador, ofereceu-me um saquinho de plástico com miolo de vieiras. Tal como se fosse algo proibido e muito valioso, deu-me aquele saquinho de plástico frio e humido e disse-me que era uma especialidade. Disse para eu saltear em azeite e temperar com vinagre balsamico.
Quando vi o que era, resolvi fazer um risotto. Para uma coisa tão subtil, se usasse um azeite qualquer, corria o risco de perder aquele sabor a mar.
Daí que cozi as vieiras, retirei da água da cozedura e deixei apurar o caldo com um pouco de salsa. Reservei.
Coloquei o alho mais pequeno que lá tinha e uma colher de azeite 0,4º e outra de água no fundo de um pequeno tacho. Uma cebolinha branca, muito picadinha. Quando estavam cozinhados, retirei o alho e começei a passar pelo azeite o arroz, duas chávenas de arroz arbório, sem lavar. Quando estava envolvido no azeite, juntei um pouco de vinho branco.
Começei então a juntar o caldo das vieiras, 1 decilitro de cada vez, meio copo de água. E sempre a mexer, juntei um pouco de flor de sal portuguesa que tinha levado. Quando estava quase, juntei um bocado de mozarella ralada e um pouco de salsa picada.
Ficou maravilhoso e a saber a mar.
Acompanhámos com um vinho branco seco da casta Reisling servido muito frio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.