BEM VINDO
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Oficina deGustar em Carcavelos

No próximo Domingo, dia 11 teremos uma Oficina deGustar em Carcavelos, com degustação, no espaço Vitamimos, Centro de Educação Alimentar, no Jardim da Quinta da Alagoa.
sábado, 26 de novembro de 2011
Oficina da Pizza em Carcavelos

segunda-feira, 17 de outubro de 2011
1ª Oficina deGustar na Vitamimos, Centro de educação alimentar em Carcavelos
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Oficina deGustar em Carcavelos
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Oficina deGustar no Sintra-se
Oficina deGustar no Sintra-se
Serão feitos tradicionalmente, a partir da farinha e terão recheios vegetarianos. Com inicio às 17 horas.
Poderemos falar sobre nutricoaching, alimentação, o que der.
A entrada é gratuita. É nosso convidado.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Puré de ervilhas à Indiana
sábado, 27 de agosto de 2011
Tofu e Cogumelos à Milaneza

terça-feira, 9 de agosto de 2011
Nutricionista aponta os 10 piores alimentos
Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.
10º lugar: Sorvete
Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
9º lugar: Salgadinho de milho
De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
8º lugar: Pizza
Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
7º lugar: Batata frita
Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
6 lugar: Salgadinhos de batata
Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
5º lugar: Bacon
Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.
4º lugar: Cachorro-quente
Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.
3º lugar: Donuts (Rosquinhas)
Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.
2º lugar: Refrigerante
Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.
Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
1º lugar: Refrigerante Diet
“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.
“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Chuva de Estrelas Cadentes em Avecasta

No meio da natureza vamos observar as estrelas cadentes à noite. Um espectáculo maravilhoso a que podemos assistir deitados no chão sobre as pedras quentes, enquanto partilhamos histórias e experiências, fazemos teatro de sombras e jogos. Podemos fazer uma caminhada nocturna até à gruta e ao moinho.
Para nos animar e provocar, teremos o Sebastião com toda a sua alegria, energia e criatividade. Vamos dançar, dançar, tocar e cantar!...
De manhã vamos tomar banho no Rio Nabão junto das nascentes bem selvagens, mesmo no centro da natureza, desfrutando de toda a tranquilidade e silêncio do campo, apenas com a agitação e som das águas frescas galgando as pedras e o som dos pássaros que ali se permitem o direito de viver em pleno. No Lago Azul em Dornes, teremos toda aquela imensidão do azul das águas calmas que arrebata qualquer ser que ali se encontre!...
Vamos desfrutar da culinária caseira e sempre saborosa. A cozinha será um sítio bem divertido e interessante para estar e aprender alguns truques de culinária. Estará sempre aberta a quem queira ajudar, aprender, partilhar. Teremos connosco o Chefe Paulo Ferroni para nos ensinar e deliciar com excelentes petiscos da cozinha mediterrânica portuguesa. Criatividade não nos vai faltar!...
Depois do almoço podemos dormir a sesta (para quem quiser).
Paint Esponja e banho de mangueirada, para os mais irrequietos, só depois de fazer a digestão. Quem vai ter a mangueira na mão é o Sebastião, por isso já sabem, quem não se quiser mulhar que fuja para bem longe!...
Para uma tarde mais calma, à sombra teremos as famosas Oficinas de Origami com a Paula Gallo.
Vamos também tomar consciência da vida que somos, através do que nos rodeia; partilhas de experiências e de práticas que nos ajudam a ter uma vida mais livre e leve. Sempre com muita alegria!...
O ambiente será de certeza muito acolhedor, estaremos rodeados de pessoas lindas de todas as idades, como em família... O programa terá flexibilidade para adaptar aos participantes...
Não faltarão actividades!... Será de certeza mais um momento de grande partilha e diversão em Avecasta.
Onde fica:
Bem no centro do país, 150kms para norte de Lisboa. Concelho de Ferreira do Zêzere, numa zona de micro-clima, muito rica em vegetação e árvores de fruta. Entre o Rio Zêzere e o Rio Nabão, bem perto do Agroal, nascente do Rio Nabão. A 15min a pé temos a Gruta de Avecasta e o moínho. Podemos visitar a pé também os antigos fornos de cal.
Programa:
Chegada sexta feira à noite para jantar
Convívio de apresentação, será feito no exterior desfrutando da Noite de Lua Cheia e de todo o ambiente nocturno debaixo de um enorme céu estrelado.
Sábado e Domingo
Peq almoço das 9h às 9h.30
Banho no rio (teremos que ir de carro)
Almoço depois do rio (14h)
Descanso e partilha
Paint esponja e mangueirada, depois da digestão.
Caminhada
Bicicleta
Jantar
Dança e celebração para receber as estrelas
Observar as estrelas
Segunda
Peq almoço das 9h às 9h.30
Banho no rio
Almoço
Descanso e partilhas de experiências.
Sempre muita música!...
Lanche reforçado antes da despedida e partida.
Há muito espaço e brinquedos para crianças.
Tragam histórias para contar, anedotas, canções, instrumentos, jogos.
Roupas confortáveis e calçado para caminhar, fato de banho, toalha de praia, protecção para o sol e algum agasalho. Talvez um saco cama para estar deitado na rua à noite.
Dormidas:
Serão feitas em quartos partilhados.
Temos 2 quartos de casal, reserva com antecedência.
Inclui roupas de cama e toalhas.
Pode-se acampar. Não inclui tenda nem equipamento de acampar.
Nº de vagas limitadas
Comidas:
Inclui alimentação completa. Muita fruta, saladas frescas e tantas coisas boas através das mãos do grande chefe Ferroni e das minhas tbm. Será essencialmente vegetariana, usando produtos da zona e da época e sempre com temperos deliciosos de azeite, alho e ervas... vamos ter peixe tbm.
Haverá um dia de sardinhada ao almoço, ao ar livre, são momentos maravilhosos de desfrute e partlha.
Preços e condições:
Preço total: 140 estrelas
Descontos para crianças sob consulta
Grupo de 4 pessoas: 130/pessoa
Grupo de 6 pessoas: 120/pessoa
Acampar: desc. 15 estrelas
Contactos:
Teresa Freitas
96 128 54 04
91 473 60 30
teresaalegria2012@gmail.co
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
I LOVE ME em Sintra
Chicharada à moda de Avecasta
domingo, 31 de julho de 2011
Hummus de Chícharo
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Seitan à Bulhão Pato
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
O Melhor Rosé do Mundo é Português

Produzido na região do Tejo pelo Centro Agrícola de Tramagal, o vinho ‘Casal da Coelheira Rosé 2009' recebeu o título mais cobiçado do certame, o Best Wine Trophy - título reservado aos vinhos que obtêm a mais alta pontuação na sua categoria.
José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo, refere que "este prémio é motivo de um grande orgulho para quem dedica a sua vida à actividade vitivinícola, pois além de afirmar a qualidade dos vinhos produzidos na Região do Tejo, projecta também o nome de Portugal além-fronteiras".
Além desta distinção, o ‘Casal da Coelheira Rosé 2009' arrecadou também uma ‘Grande Medalha de Ouro', feito alcançado por menos de 1% dos quase 7.000 vinhos presentes na competição.
Segundo a equipa de enólogos da Quinta do Casal da Coelheira, este vinho, por ser fresco, jovem e elegante, reúne um conjunto de características que apelam ao seu consumo nos meses de Verão, sendo perfeito para acompanhar iguarias leves, como marisco, peixes, carnes brancas ou saladas. Feito a partir das castas Syrah e Touriga Nacional, o ‘Casal da Coelheira Rosé 2009' possui mais volume e estrutura do que os rosés tradicionais, apresentando um teor de álcool equivalente aos vinhos tintos (13,5C) e devendo ser servido a uma temperatura entre os 8 e os 10º.