BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Lasanha de Soja


Comecei por fazer um molho à bolonhesa.
Azeite, 2 colheres de sopa
Cebolas, 2 aos cubinhos
Alhos, 6 dentes picados
Louro, 1 folha
Tomate, 2 Quilos, pelado
Orégãos secos, 2 colheres de sopa
Manjericão seco, 2 colheres de sopa
Açúcar, 2 colheres de sopa.
Pimenta de caiena, a gosto
Deixei a cebola alourar, coloquei o tomate e deixei que se desfizesse. Juntei orégãos e um pouco de manjericão. Sal e um toque de pimenta de caiena. Juntei o açúcar.
Provei e coloquei com uma concha no fundo de uma forma de ir ao forno umas 3 conchas de bolonhesa.
Entretanto cozi as folhas de lasanha que supostamente são pré cozinhadas mas se não fizer isto ficam rijas que nem ……,nem sei.
Coloquei uma camada de folhas de lasanha e fui ao congelador buscar aquela bolonhesa de soja de que já aqui postei a receita.
Tinha no frigorífico um saquinho com queijo da ilha ralado, espetei com ele por cima da soja.
Entretanto, cortei berinjelas às tirinhas e passei-as na frigideira com um cheirinho de azeite, polvilhadas com alho em pó.
Camada de berinjelas.
Camada de molho bolonhesa
Massa.
E repete até chegar à massa. Coloquei mozzarella ralada e aí fiz um molho béchamel num tachinho, com margarina vegetal, farinha de trigo integral, num recipiente à parte, coloquei leite de soja (pode ser vaca) e umas rodelas de cebola. Deixei ferver baixinho e deitei fora a cebola. Juntei o leite à farinha, esperei 5 minutos sempre a mexer. Pus sal, pimenta branca e noz moscada. Como estava com grumos, passei com a varinha mágica.
Verti por cima do queijo ralado e foi tudo ao forno por uns 20 minutos.
Tirei e deixei arrefecer 10 minutos antes de ir à mesa.
Estava fantástica.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.