BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Penne al Vongole ou Amêijoas com esparguete


Quem diria que juntar amêijoas a esparguete daria um excelente prato e ainda por cima de baixas calorias. Esta receita é inspirada numa do livro "as receitas favoritas de Oprah" e segundo dizem é uma das suas preferidas.
Eu acrescentei-lhe mexilhões e ficou muito bom

Ingredientes para 6 alarves:
250gramas, 1/2 pacote de esparguete
100 ml de vinho branco,1/2 copo
50 ml de água, 4 colheres de sopa
2 cebolas novas picadas
3 dentes de alho esmagados no almofariz com coentros e sal grosso
1 quilo de amêijoas
500 gramas de mexilhão
soro que escorreu de um requeijão
2 colheres de chá bem cheias de maizena(dissolva em igual volume de água)
4 colheres de sopa de parmesão ou queijo da ilha ralado
1 molho de coentros
Oregãos qb
Pimenta branca qb
Pimenta de Caiena qb

Num wok, coloquei o vinho, a água, as cebolas picadinhas muito finas e o alho. Deixei ferver e juntei as ameijoas, baixando o lume. Entretanto as amêijoas abriram e reservei-as tapadas. Entretanto fui cozendo o esparguete numa panela e os mexilhões noutra. Àquele caldo adicionei o soro do leite e a maizena. E fui mexendo. Como ganhou grumos, fui buscar a varinha mágica e dei-lhe uso. Juntei o resto dos condimentos, escorri os mexilhões e a massa e juntei tudo no wok. Esperei uns cinco minutos e piquei mais uns coentros e servi.

Se procurar sabores mais fortes, junto com a maizena, junte-lhe duas ou três colheres de caldo de marisco instantâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.