BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Strogonoff de Tofu


Curiosos os nomes que um preparado culinário deste tipo tem, na Europa, Strogonoff, no Brasil, Estrogonoff, mas o seu verdadeiro nome é: Stroganov. Ainda hoje existe em San Petersburg, um palácio frente ao rio Moika com o nome desta antiquíssima família de mercadores russos da qual existem registos desde os tempos em que Pedro Alvares cabral andava pelas terras de Vera Cruz.

No nosso caso, é um preparado de tofu em natas, mas, de soja. Como qualquer stroganov que se preza, tem tempero de mostarda inglesa. Só a partir de 1910, quando chegaram a Paris é que começaram a ter a companhia de cogumelos.

Ingredientes:

300 gramas de tofu

1 limão

1 colher vinagre branco

1 colher de sopa de molho de soja

6 dentes de alho

200 gamas de natas de soja

300 gramas de cogumelos

100 gramas de pimentos

O Tofu é cortado aos tubos e marinado em limão, vinagre e 3 dentes de alho esmagados pelo menos durante duas horas.

Seguidamente é salteado em azeite. Numa frigideira em lume alto, até ficar douradinho. Pode por umas gotas de molho de soja.

Entretanto, lamine os outros 3 dentes de alho e coloque-os ao lume numa frigideira com azeite. Não os deixe queimar. Quando estiverem dourados, retire-os e reserve.

Junte ao azeite os pimentos e os cogumelos e vá mexendo sem deixar queimar. querend pode juntar umas rodelas de cebola. Quando estiverem a começar a deitar cheiro, junte um pouco de sal refinado e devem largar água. Mexa de novo. Agora junte umas gotas de molho de soja.

Pode juntar o tofu. O liquido da marinada e a Mostarda. E as natas. E os alhos que retirou da frigideira. Se quiser, esmague-os antes.

Acerte de sal, não deve necessitar porque o molho de soja é salgado, e já está.

Pode juntar uma esguichadela de ketchup

Acompanhe com arroz basmati

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.