BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Esparregado de Grelos


Este fim-de-semana, fiz uma novidade, pelo menos para mim, um belo de um esparregado de grelos de nabo. Ficou fantástico em termos de sabor, porém o aspecto, não, assim … , não era lá muito,digamos, fotogénico.

Grelos, 1 molho
Azeite, 4 colheres sopa
Alhos, 4 dentes
Farinha de trigo, 3 colheres sopa
Sal, q.b.
Vinagre de vinho branco, a gosto
Pimenta branca, q.b.

Comecei por lavar e escolher rigorosamente os grelos. Eliminei todos os caules mais rijos. Num tacho pus água a ferver e dei uma “entaladela” nos grelos sem esquecer o sal. Depois de 4 ou 5 minutos a ferver, escorri muito bem e deixei-os num passador a escorrer e a arrefecer até os poder picar muito finamente na tábua.
Num tacho com fundo grosso, dourei os alhos em azeite. Tirei-os e esmaguei em papa que coloquei de novo no tacho bem como os grelos. Lume no máximo, fui mexendo e adicionando a farinha.
Pimenta a gosto e um toque de vinagre que no meu caso é mais do que o habitual.

Serviu para acompanhar um bom peixe cozido.

1 comentário:

  1. Pois é assim mesmo que faço o esparregado só que - e que bela ideia - não costumo tirar os alhos depois de os dourar, para os esmagar. Assim fica muito melhor, os aromas misturam-se muito mais eficazmente sem o inconveniente (para algumas pessoas) de terem de mastigar os pedacinhos de alho.
    Obrigada
    Lília

    ResponderEliminar

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.