BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Húmus ou Húmmus


Todos nós adoramos entradas, entradas e patés; patés e tostas, pãozinho e tostinhas. Mas odiamos as gordurinhas que nos fazem torcer o narizinho frente ao espelhinho. Para esses aqui vai a receita de um paté que tem apenas um bocadinho de azeite e não tem produtos de origem animal. De origem árabe é uma verdadeira surpresa. Como não tenho paciência para por o grão de molho de véspera e cozer durante hora e meia, compro um frasco de grão de bico em conserva.

Grão de bico, 1 lata
Pimento vermelho, ½ assado no bico do fogão
Limão, 1 em sumo
Azeite, 4 colheres
Tahine (pasta de gergelim) 2 colheres de sopa rasas
compra-se no Celeiro
Alho, 1 dente
Pimenta de Caiena, 1 pitada (Só pra´quecer)
Cominhos, 1 colher de café
Sal grosso, 1 colher de chá
Pimenta q.b.

Comece por colocar o pimento vermelho em cima do espalhador do fogão. Vá virando até estar todo negro e com bocados já esbranquiçados. Ponha dentro de um saco de papel e deixe estar um bocado até arrefecer. Nessa altura retire o queimado que sairá como uma pele queimada.
Num almofariz amasse bem com o sal e os cominhos. Junte o alho.
Abra a lata ou frasco do grão escorra e guarde a água que o acompanha.
Num pequeno alguidar com a água a correr em fio, passe vigorosamente entre as mãos o grão de modo a que perca a pele.
No copo triturador misture tudo, acerte o sal, lembrando que o grão costuma vir salgado. Caso esteja muito seco vá juntando a água da cozedura do grão. Pode também variar a quantidade de limão.

Já está, basta juntar tostas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.