BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Tofu salteado com cogumelos e espinafres



Este prato começou com uma ideia, passou a uma busca na net e encontrei uma base no blog da Gasparzinha que diz que este é o prato ideal para quem apreciar tofu pela primeira vez.
Como é habitual, fiz as minhas alterações e o resultado final agradou aos meus clientes, agradou-me imenso a mim bem como cá em casa.

Ingredientes
Para 2 pessoas:
260 gramas de tofu
1 cebola nova
250 gramas de cogumelos brancos laminados
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de óleo de sésamo
3 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 colheres de sopa de gengibre em pó
3 dentes de alho esmagados
250 gramas de espinafres
½ malagueta
Flor de sal
Modus operandis:
Comecei de véspera por cortar o tofu aos cubos e mariná-lo com molho de soja, vinagre, mel, farinha, óleo de sésamo e a minha ½ malagueta.
No dia, escorri o tofu da marinada que reservei. No wok pus o óleo de amendoim e passei um alho no mesmo. Deixei amolecer no mesmo a cebola às rodelas muito finas. Salteei então o tofu tendo o cuidado de o ir voltando com uma pinça de uma forma muito organizada..
Quando estava, retirei-o, guardei-o no quente e salteei então os cogumelos em óleo com a ajuda do gengibre e de outro alho. Juntei os espinafres e fui volteando a coisa. Despejei a marinada e passados uns minutos, fui buscar o tofu e juntei tudo. Coloquei umas pitadas de flor de sal.
Acompanhei com uma excelente companhia, basmati e um vinho rosé fresquíssimo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.