BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Seitan feito em casa


Perguntaram-me onde compro o seitan. Se era no supermercado.
Em vez de comprar no supermercado, costumo fazer o meu seitan em casa, vou passar a dizer como:

Ingredientes:
Farinha de Glúten de trigo, 1 pacote 500 gramas
Farinha de trigo integral, 100 gramas ou Farinha de Alfarroba
Levedura de cerveja, 6 colheres de sopa
Cebolas, 3 raladas
Manjericão seco, 1 colher de chá
Água ou caldo de legumes, 600 ml
Tahine, 2 colheres de sopa
Alho em pó, 2 colheres de sopa
Sal

O centro vegetariano recomenda só a farinha de glúten, a de trigo e a água. Eu como sou um bocadinho mais complicado, misturo isto tudo, mas o resultado é bastante mais simpático.
Tem de ser amassado umas quantas vezes e depois vai a estufar por uma hora ou mais um pouco em cama de cebola e cenouras. Normalmente ponho ainda um pouco de vinho, alhos e polpa de tomate, 15 minutos de pois, um copo de água.

Fica maravilhoso e rende mais de 1, 5 quilos de seitan.

2 comentários:

  1. Caro Chefe-Mas-Pouco ,
    Venho agradecer-lhe este post que me foi extremamente útil, a começar pela foto que facilitou a compra.Já há algum tempo que guardei esta receita mas só hoje meti mãos à obra.Ficou impecável.Como não tinha alho em pó nem manjericão seco usei gengibre e alho ralados e em vez de sal usei tamari. Só ficou um pouco «inocentinho demais» porque puxei para o light.Mas a consistência e aparência, para não falar no sabor ganham o seitan ortodoxo aos pontos.Voltarei cá.

    ResponderEliminar
  2. Caro Chefe-Mas-Pouco,
    Vou receber a minha irmã que é vegan há já alguns anos e eu cada vez mais me interesso a este universo. Achei muito interessante esta receita para fazer seitan em casa e, possivelmente, iremos experimentá-la.
    Obrigada
    Lília

    ResponderEliminar

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.