BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

domingo, 8 de março de 2009

Almôndegas Vegans, sem Glúten

Para um jantar de uma amiga, celíaca, intolerante, apenas ao glúten, testámos estas “almôndegas de soja com farinha de grão-de-bico biológica da Herdade de Carvalhoso.

Ingredientes
Soja miudinha. 1 pacote, 400 gramas
Farinha de grão biológico, 200 gramas
Batata, 500 gramas
Leite, 1 litro
Salsa picada, 1 molho
Cebolas, 2 às rodelas
Farinha de milho para panar.
Sal,
paprika,
vinagre,
molho de soja,
polpa de tomate,
noz-moscada,
pimenta de cayena
cominhos
Vinho branco, 1 golo

Operação:
Começamos por hidratar a soja em 1,5 litros de água fervente temperados com um pouco de tudo: Sal, paprika, vinagre, molho de soja, polpa de tomate, noz-moscada, pimenta de cayena. Ficou em repouso.

Cozemos em leite 500 gramas de batatas e fizemos um puré com o mesmo leite que deixámos ficar com uma textura mole (águado ou leitoso neste caso).

Entretanto, colocámos 2 cebolas às tirinhas num tacho de inox de fundo grosso e com o lume no mínimo, fizemos um refogado em seco. Sem qualquer gordura. Quando estava tudo escuro, pusemos um golo de vinho branco. Passado um bocado, juntámos o puré e ficou um creme de cebola e batata. Juntámos a soja, a farinha de grão, mexemos bem com a colher de pau. Juntámos a salsa picada, tornámos a mexer bem e deixámos arrefecer.

Convém verificar a textura da massa. Se estiver mole de mais, junte mais farinha de grão, se estiver seca, golinhos de água a ferver.

Moldámos as almôndegas à mão e panámo-las numa mistura de farinha de milho, paprika, alho em pó, flor de sal e cominhos.

Fritámos em óleo em quente.

Acompanhámos com o molho das Pittas.

2 comentários:

  1. Aqui fica a minha homenagem a ti amigo...é que a celíaca sou eu e estas almondegas estavam divinas...um grande bem -hajas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As almondegas estavam optimas...choramos por mais!;)

    ResponderEliminar

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.