BEM VINDO

Bem vindo a este espaço de divulgação dos sabores e da gastronomia que cá se faz. Sem falsos purismos ou fundamentalismos, sempre na perspectiva da pessoa humana e do equilíbrio delicado entre o saber fazer, o "sabe" e o "faz". Sabe "bem", mas o que é que "faz" ao meu corpo?
Um belo de um cozido à portuguesa, que bem que me sabe. E que tal umas refeições mais ligeiras para criar espaço para aquela sobremesa especial ou para aquele dia imperdível? Levamos até si o saber fazer e o que de melhor se cozinha por estes lados e também o que melhor vai fazer ao seu corpo.
Mande-me um e-mail para ferroni.cook@gmail.com

domingo, 1 de março de 2009

Bolo de Aveia com Maçã e Canela


Com esta receita dou início a um novo tipo de apontamentos, mais virados para os produtores nacionais e neste caso para a Herdade de Carvalhoso, produtora de cereais biológicos e que os comercializa “brancos”, neste caso perolados ou integrais. Já tinha consumido o seu arroz integral da variedade carolino e agora esta receita foi feita com farinha de aveia da sua produção. É importante experimentar e a vulgarizar o uso desse cereal, por vezes esquecido.
Ingredientes

-4 maçãs reineta às tiras

-4 ovos biológicos

-2 chávenas de açúcar mascavado, pode usar amarelo

-2 chávenas de farinha de aveia

-5 colheres de sopa de manteiga ou de margarina vegetal

-1 chávena de farinha de trigo com fermento (tipo branca de neve)

-1 colher (de sopa) de canela em pó

-2 cálices de jeropiga

1 colher de sopa de açúcar amarelo


Como fiz:

Descasquei as maças reineta e cortei-as em tirinhas finas, despejei-lhes por cima 2 cálices de jeropiga (pode usar vinho do Porto), uma colher de sopa de açúcar amarelo e a canela.
Bati os ovos e o açúcar no copo da batedeira, adicionei a manteiga e bati mais um bocado. Adicionei mexendo com uma colher de pau, a farinha de trigo e a aveia. Finalmente as maças e o molhinho que as acompanhava.
Após bem misturado, despejei numa forma com um buraco no meio, besuntada
com margarina vegetal e passada com farinha de trigo, e levei ao forno previamente aquecido por cerca de 30 minutos.
Como o tempo de cozedura varia de forno para forno, convêm fazer o velho teste do palito, espeta e vê se vem alguma coisa agarrada, se vier, espere mais um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por manifestar interesse em comentar o meu blog. Por favor deixe a sua sugestão para poder melhorar.